terça-feira, 30 de junho de 2015

Conservação pra quê? - Radio na Escola

(Clique na imagem para ouvir o áudio)

Transcrição do áudio:

Por que os biólogos se preocupam tanto em estudar e lutar pela preservação dos animais? Pois é, embora para alguns a resposta seja fácil, para muitos ela não é assim tão clara. Você pode pensar simplesmente que, assim como nós, todos os seres têm direito à vida. Ou então, que nós dependemos deles inclusive para nos alimentar e vestir. A verdade é que todos esses motivos justificam a conservação. E é por acreditar neles que muitos biólogos se esforçam tanto para preservar os animais.

Ao ouvir notícias sobre o esforço para preservar o mico-leão dourado ou a ararinha azul, por exemplo, você pode se perguntar: qual a importância desses animais na minha vida que justifique tanta preocupação? Talvez esses animais não tenham uma importância direta para você, mas eles podem fazer muita diferença para outros animais.

Espécies como o mico-leão dourado ou a ararinha azul são normalmente chamadas de espécie bandeira. Isso porque elas funcionam como uma bandeira da preservação animal. As espécies bandeira normalmente são bonitas e carismáticas, chamando a atenção da população e servindo como forma de conseguir financiamento para pesquisas. Protegendo as espécies bandeiras você estará também preservando o lugar onde ela vive e, com isso, você acaba protegendo um monte de espécies nem tão carismáticas quanto estas, mas que nem por isso são menos importantes.

Agora você já sabe porque é tão importante lutar pela preservação das espécies animais. É preservando a natureza que o homem conseguirá manter sua vida e seus costumes.

Atenção: Esta é uma transcrição literal do programa, portanto contém peculiaridades da linguagem oral.

Fonte: UFMG, Radio na Escola.

Questões:

01. Cite alguns motivos que justificam a conservação da biodiversidade. 

02. No texto diz que que nem todo animal pode ter importância direta na sua vida, porém podem fazer diferença para outros animais. O que isso tem a ver com as cadeias alimentares?

03. Qual a importância das espécies bandeiras para a preservação da biodiversidade?


Nenhum comentário:

Postar um comentário