Os representantes desta classe pertencente ao Filo dos Anelídeos, são animais bem "estranhos".
Os poliquetos apresentam em cada segmento do corpo um par de apêndices laterais carnosos, semelhantes a nadadeiras, chamados parapódios, com muitas cerdas implantadas. A quantidade de cerdas pode ser observado em detalhes nos itens (7, 5 e 4) da imagem a seguir.
Na região anterior existe uma cabeça bem desenvolvida com um prostômio que contêm olhos, antenas e um par de palpos, observe nos itens (6 e 8). A boca situa-se no lado ventral, entre o prostômio e a região pós-oral, chamada peristômio, que é o primeiro segmento verdadeiro. A região não segmentada terminal (o pigídeo) traz o ânus.
Os poliquetos adultos (1, 2, 3 e 9) indicados no desenho, apresentam forma de vida errante (livre) outros poliquetas são sedentários (tubícolas).
A respiração encontrada na classe é geralmente branquial. E como nos anelídeos em geral possuem um sistema circulatório fechado. Os sexos são geralmente separados e o desenvolvimento é indireto com uma larva trocófora. Existe também a reprodução assexuada em algumas espécies (brotamento ou regeneração). Os poliquetas têm um alto poder de regeneração. Os tentáculos, palpos e até as cabeças arrancadas por predadores são logo repostos.
Fontes:
- Site do Prof. Isaac Martins, no artigo com título POLIQUETOS, visitado em 1/08/2011.
- Imagem retirada do site Museu McGregor.
quais sao as caracteriticas gerais?
ResponderExcluir