Este vídeo retrata o ciclo de vida da bolacha-do-mar (Clypeaster subdepressus), é interessante pois tem otimas imagens da clivagem do zigoto, e dos diferentes estágios de desenvolvimento nestes animais.
Descrição:
O vídeo retrata o ciclo de vida da bolacha-do-mar (Clypeaster subdepressus). Os indivíduos adultos são recolhidos em fundos arenosos de rios e induzidos a liberarem os seus gâmetas (óvulos e espermatozóides). A fecundação é feita in vitro e o desenvolvimento dos embriões pode ser acompanhado em laboratório, utilizando microscopia de luz. Os embriões tornam-se larvas nadadoras, com cerca de 0,2 mm, que se alimentam de microalgas até à sua metamorfose. Uma pequena bolacha-do-mar cresce dentro da larva. Quando os minúsculos pés e espinhos estão formados, a larva afunda e sofre uma metamorfose. O descendente da bolacha-do-mar reabsorve os tecidos larvais e passa a explorar seu novo habitat entre os grãos de areia.
Ao ver o vídeo, pode-se confirmar as principais características reprodutivas deste Filo, são dióicos, com exceção de uns poucos hermafroditas, sem dimorfismo sexual. A fecundação é externa, como acontece em muitos animais marinhos. O desenvolvimento é indireto, com a presença de larvas de simetria bilateral, lembrando que na fase adulta, os equinodermos apresentam simetria pentaradiada.
ps. E a trilha sonora do vídeo é muito boa.
ps. E a trilha sonora do vídeo é muito boa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário